Notícias


Incentivo Genético

Publicada em 27-08-2007


Deputado defende mais incentivo à melhoria genética da pecuária de MT

Líder na pecuária nacional, com um rebanho de mais de 22 milhões de cabeças de gado, segundo estatísticas do anuário pecuário 2006 e 2007, Mato Grosso não dispõe de muitos incentivos para o segmento. O deputado José Riva (PP) propôs a definição de políticas de incentivo à melhoria da qualidade e manutenção da produtividade entre os pequenos e médios pecuaristas.

Os objetivos apontam, entre outros, para promoção de transferência genética superior dos plantéis de bovinos de seleção para os básicos de produção comercial em gado de corte e leite compra de touros melhoradores criar mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural. Segundo ele, um grande passo para viabilizar a sustentabilidade seria a inserção, através da criação de um programa institucional que promova a transferência genética, forneça tourinhos provados, inseminação artificial e transferência de embrião, das diferentes raças.

“Esta ação poderá ser convencionada por meio de uma linha de crédito estabelecida pelo Governo do Estado, que fará a gestão do programa através da parceria entre a Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos Secretaria de Estado de desenvolvimento Rural Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural Instituto de Defesa Agropecuária Federação da Agricultura e Pecuária e Federação dos Trabalhadores na Agricultura”, explica Riva, através da assessoria.

O programa disponibilizará recursos para em breve promover melhoras significativas na produção de carne e leite retirando sistematicamente das propriedades o chamado "pé duro", substituindo-o por animal de alta qualidade e rentabilidade. A indicação prevê metas pré-estabelecidas, que beneficiarão inúmeros produtores rurais.

Fonte: Só Notícias