Notícias


Fundação MT orientam produtor sobre próxima safra de soja

Publicada em 29-08-2011


Já é chegada a hora de planejar a safra 2011/2012 de soja. Produtor e equipe precisam ter na ponta lápis o que e como fará o próximo plantio. Para ajudá-los, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) colocará seu time na estrada

Durante nove dias uma equipe formada por pesquisadores da instituição percorrerão 15 municípios de Mato Grosso e um de Goiás.

A largada do Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar 2011 acontecerá no próximo domingo, quando a equipe se deslocará para o município de Sorriso, (situado na região médio norte de Mato Grosso) onde na segunda-feira (29) acontecerá o primeiro evento a partir das 18h no Centro de Pesquisa Drº Romeu Kiihl.

O ritmo apertará a partir do dia seguinte em que a equipe estará de manhã em uma cidade e de noite em outra. Eles fazem essa correria para difundir tecnologia em tempo real, ou seja, na hora que o produtor precisa. “Há anos a Fundação MT prioriza ir onde o produtor está para levar informação que ele necessita. Fazemos isso porque acompanhamos safra a safra tudo que acontece na lavoura e podemos dar orientações precisas e específicas para cada região produtora”, revela Fabiano Siqueri, gestor de Marketing e Relacionamento.

Se o momento é de planejar a safra, os assuntos do Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar Soja 2011, que tem como tema “Produzir com sustentabilidade é garantir o futuro”, são aqueles que interferem na tomada de decisão antes de começar o plantio. Para tanto a equipe técnica do evento apresentará aos participantes informações sobre clima, doenças, cultivares e adubação.

A influência do La Ninã na sojicultora será mostrada por Marco Antônio da Somar Meteorologia. Recomendações de adubação e plantio serão feitos por Leandro Zancanaro e Eros Francisco, ambos do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT. Portfólio das variedades TMG será apresentado por Sergio Suzuki da Tropical Melhoramento & Genética (TMG). O controle químico e manejo da mancha alvo e da ferrugem asiática serão apresentados por Fabiano Siqueri.

Inscrições para participar do Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar Soja 2011 podem ser feitas gratuitamente no local do evento. Mais informações no www.fundacaomt.com.br.

Fonte: Portaldoagronegocio.co,.br