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Números do crescimento

Publicada em 14-08-2007


Comércio internacional brasileiro é analisado em publicação

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio acaba de lançar a publicação Intercâmbio Comercial do Agronegócio – Edição 2007. Nela, analisa-se o comércio bilateral de produtos do agronegócio do Brasil com os 30 principais mercados de destino das exportações brasileiras.

Essa é a segunda edição da publicação, que contém gráficos, tabelas e textos analíticos sobre a evolução das exportações de produtos agropecuários nos últimos seis anos. Entre 2000 a 2006, as exportações do agronegócio apresentaram um crescimento acumulado de 140% e passaram de US$ 20,6 bilhões para US$ 49,4 bilhões.

O objetivo do projeto é reunir informações úteis para apoiar decisões dos setores públicos e privados orientadas a expandir o acesso dos produtos brasileiros aos mercados externos. O Intercâmbio Comercial do Agronegócio examina mais detalhadamente os principais aspectos do desempenho recente das exportações, com ênfase na distribuição por mercados de destino.

Os trinta principais destinos dos produtos brasileiros do Agonegócio são União Européia, Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Irã, Argentina, Hong Kong, Arábia, Egito, Emirados Árabes, Venezuela, Coréia do Sul, Canadá, Tailândia, Malásia, África do Sul, Nigéria, Argélia, Chile, Suíça, Indonésia, Angola, Iêmem, Marrocos, México, Romênia, Bangladesh, Taiwan e Uruguai.

O Intercâmio Comercial do Agronegócio foi distribuído para órgãos governamentais, bibliotecas, secretarias estaduais de agricultura, federações e associações de exportadores.

Fonte: Famato