Notícias


Venda antecipada de soja continua em alta em MT

Publicada em 25-10-2010


Continua crescente o ritmo de vendas antecipadas de soja em Mato Grosso, maior Estado produtor do grão do país. Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que, até agora, 45% da colheita esperada nesta safra 2010/11 (18,7 milhões de toneladas), que está em fase de plantio, já foi vendida.

Maria Amélia Tirloni, gestora do núcleo de cadeias do Imea, lembra que as vendas antecipadas vem sendo estimuladas pelos preços, que seguem em ascensão e estão mais atraentes do que nesta mesma época do ano passado. "As primeiras cotações, em junho, giravam em torno de US$ 14 por saca [60 quilos]. Hoje a saca já está em cerca de US$ 20".

Segundo o Imea, o percentual vendido está 15,9 pontos percentuais acima de igual período do ano passado, quando estava sendo semeada a safra 2009/10. E, conforme Maria Amélia, o ritmo atual estaria ainda mais forte não fossem as adversidades climáticas no Estado - que, por outro lado, colaboram para sustentar os preços. Mas as chuvas voltaram e, na quinta e na sexta-feira, as chuvas favoráveis à semeadura foram mais regulares e fortes.

A escassez hídrica já afetou o plantio de soja no Estado. Até o dia 21, cobriu 16,4% da área total prevista, ante 36,8% em outubro de 2009.

Fonte: Agronotícias
Autor: Valor Economico