Notícias


Laranja puxa alta de 6% da agroindústria no 1º semestre

Publicada em 06-08-2010


A agroindústria brasileira cresceu 6% no primeiro semestre, ante recuo de 5,3% no mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira. A produção de laranja liderou a alta, com 35,7%.

O resultado "deve-se a safra recorde que está sendo colhida em 2010, ao aumento moderado do volume e dos preços exportados de algumas commodities e da recuperação na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas", afirmou o IBGE em nota.


O instituto ressalta, no entanto, que o avanço está abaixo do assinalado pela média da indústria geral (16,2%) e que a comparação com o ano passado tem uma base baixa pelos efeitos da crise econômica.


Na contramão, a produção de arroz recuou 7,6%, por causa do excesso de chuvas no Rio Grande do Sul, maior estado produtor. As lavouras de fumo (-11,2%) e milho (-4,5%) também registram queda.


Já o setor dos produtos industriais utilizados pela agricultura avançou 18,9%, com maior fabricação de máquinas e equipamentos (50%) e de adubos e fertilizantes (3,1%).


Fonte: Terra