Notícias


Milho deve ganhar terreno em 2010, diz pesquisa

Publicada em 24-11-2009


O milho perdeu área para a soja neste verão, mas deve ganhar terreno na safrinha de 2010 em âmbito nacional.

Pelo menos isso é o que diz um levantamento preliminar feito pela Expedição Safra RPC, que projetou um crescimento de até 3% em relação ao último inverno quando o cereal ocupou 4,9 milhões de hectares.

Neste cenário, a pesquisa prevê um incremento de 150 mil hectares, com potencial para 19,63 milhões de toneladas.

Nesse quadro de boas perspectivas, os estados de Mato Grosso e Paraná, devem liderar a produção no país, concentrando mais de 60% da área de milho de inverno em todo o país.

Isto porque no Paraná, o cereal tende a avançar sobre o trigo, que não obteve bons resultados no último ciclo. Já em Mato Grosso, a redução no preço dos adubos aliado ao fato do plantio começar mais cedo – em função da antecipação na safra de verão, abrirá caminho para a expansão nesta próxima temporada.

Em municípios como Sorriso e Lucas do Rio Verde, por exemplo, existem produtores que estarão colhendo soja já no mês de dezembro.

Segundo analistas, a tendência do milho safrinha depende das características de cada região. Estados como Goiás e Minas Gerais enfrentam concorrência direta de Mato Grosso em seu território. Se há sinal de ampliação da safra matogrossense, mineiros e goianos enfrentam cotações menores.