Notícias


Brasil tem maior potencial de expandir produção de soja, diz Goldman

Publicada em 04-11-2009


Ele acredita que o Brasil é o país que tem maior potencial para expandir a produção.

Os Estados Unidos, a China, o Brasil e a Argentina produzem cerca de 95% da soja de todo o mundo, mas Currie avalia que o Brasil é o país que tem maior potencial para aumentar a produção. "O Brasil é a grande potência global para elevação da oferta mundial de commodities", disse. "O principal problema no Brasil é a infraestrutura; a capacidade das terras não produtivas."

Nos corredores da Conferência para Segurança Alimentar, em Londres, Currie disse que a expectativa é de que o crescimento anual da demanda por soja seja de 3,5%, ante 2,5% para o milho e 1% para o trigo. "A produtividade não pode mais atender à demanda. Teremos de expandir a área plantada", observou. Segundo ele, a utilização de grãos para alimentação animal será o principal fator de aumento da demanda e a soja é a maior fonte de proteína para produção de carnes.

A projeção para 12 meses do banco referente aos preços futuros de soja dos Estados Unidos é de níveis próximos a US$ 10 por bushel. Por volta das 15h50 de hoje, o contrato mais negociado operava a US$ 10,1750 por bushel. "Mas, olhando para 2011 e depois, vemos um significativo avanço", avaliou Currie. As informações são da Dow Jones.

Fonte: O Globo