Notícias


Conab vai leiloar 590 mil toneladas de milho de Mato Grosso

Publicada em 20-10-2009


Do total de 800 mil toneladas ofertadas, 590 mil (73,7%) são oriundas de Mato Grosso. Dessas, 220 mil toneladas serão provenientes da região norte, 270 mil (t) do médio norte e 100 mil (t) da região sul do Estado. O escoamento será feito na modalidade Prêmio para Escamento de Produtos (PEP).

"Os leilões de PEP e PEPRO são necessários para apoiar a comercialização da safra de Mato Grosso em função, principalmente, da deficiência de infraestrutura logística do Estado. Se não fosse essa política os prejuízos dos produtores seriam ainda maiores" ressaltou o senador Gilberto Goellner (DEM/MT).

Até agora, segundo a Conab, a oferta total de leilão de PEP para Mato Grosso é de 2,9 milhões de toneladas, o que corresponde a 60% dos leilões de PEP realizados no país. "A nossa demanda junto aos Ministérios da Agricultura e Fazenda é para que sejam realizados leilões suficientes de equalização de preços, visando equilibrar a balança entre o alto custo de produção e queda no valor do milho em razão dos excedentes produtivos", ponderou o parlamentar.

Também participam do leilão de amanhã os Estados da Bahia (40 mil t), Goiás (60 mil t), Mato Grosso do Sul e Paraná (com 30 mil t cada), Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e Tocantins (com 10 mil t cada).


Fonte: TVCA