Notícias


Plantação de soja ocupa 0,79% das APPs de MT, diz Aprosoja

Publicada em 16-10-2009


O número é da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja) e se refere a levantamento feito pela entidade em 2007, quando haviam 48,981 mil hectares cultivados com a oleaginosa de um total de 6,2 milhões de hectares cultivados na safra 04/05, ano em que foi registrada a maior área plantada do grão no Estado.

Os dados divulgados pela associação são contrários aos divulgados na terça-feira (13) pelo governo do Estado, que informou durante a reunião de avaliação do pacto da soja, que ainda restavam 20% da produção em APPs.

Os números apresentados pela Aprosoja podem estar ainda menores, já que a área plantada com soja no Estado reduziu, baixando para 5,859 milhões de hectares na safra 2009/2010 e também decorrente da conscientização dos produtores.

O coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Aprosoja, Ricardo Arioli, afirma que depois que o pacto foi firmado com o governo estadual, a Aprosoja tomou uma série de ações no intuito de cumprir o compromisso firmado. O objetivo continua sendo cadastrar e licenciar 100% das propriedades, isolar e suspender o plantio em APPs onde ele for identificado para zerar a existência de soja nessas áreas.

Glauber Silveira da Silva, presidente da associação, destaca ainda que o produtor vem fazendo um grande esforço e que por conta disso os números devem ser inferiores aos 48 mil hectares detectados durante um levantamento encomendado pela Aprosoja.

"Elaboramos uma cartilha e percorremos 18 municípios do Estado para divulgar as obrigações dos produtores, que vêm sendo cumpridas". Após a implementação do MT Legal, quando se terá a quantidade de propriedades cadastradas, a Aprosoja pretende fazer um novo levantamento para identificar se há plantações em APPs.

Fonte: ExpressoMT