Notícias


Plantio avança com as chuvas

Publicada em 29-09-2009


O plantio da soja avançou em Mato Grosso na semana passada, favorecido pelas chuvas. Segundo projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), até a última quinta-feira foram semeados 123 mil hectares de soja, correspondente a 2,1% da área estimada para esta safra, de 5,589 milhões de hectares.

Na mesma época do ano passado, 1,3% da área estava semeada.

Os técnicos do Imea observam que os trabalhos de campo já começaram até em municípios que tradicionalmente não iniciavam o plantio nesta época. O primeiro município a dar a largada no plantio foi Sapezal, um dos mais beneficiados até o momento pelas chuvas. O Imea cita dados da consultoria Somar Meteorologia, que apontam um acumulado de 11 dias de chuvas em Sapezal. No mesmo ritmo, Sorriso recebeu chuvas em todos os dias após 15 de setembro.

O plantio da soja está mais adiantado no oeste do Estado, onde já foram semeados 30,7 mil hectares, que corresponde a 3,3% da área estimada para a região (930 mil hectares). O ritmo é inferior ao observado em igual período do ano passado, quando 3,9% da área estimada já estava semeada no oeste mato-grossense.

No médio-norte, maior produtora de Mato Grosso, já foram semeados 71,4 mil hectares, em torno de 3,% da área estimada em 2,380 milhões de hectares. Na mesma época do ano passado, o plantio na região correspondia a 1,3% da área estimada.

Fonte: Último Segundo