Notícias


Soja: evento debaterá mofo branco e ferrugem no oeste da bahia dia 16

Publicada em 15-06-2009


Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a produção nesta safra na Bahia será 8,6% menor em relação a safra passada.

Diante desta situação, pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, e de outras instituições de pesquisa apresentarão aos produtores da Bahia técnicas de controle do mofo branco e da ferrugem asiática. Eles irão mostrar o histórico destas doenças, os danos causados, as formas de manejo a partir de resultados de pesquisas.

O novo surto de mofo branco, intensificado nas safras 2007/08 e 2008/09, mostra que o fungo Sclerotinia sclerotiorum está amplamente disseminado pelas regiões produtoras de soja. Conforme José Tadashi Yorinori, fitopatologista e consultor da Fundação MT, na Bahia as regiões mais atingidas na safra 2007/08 e 2008/09 foi a de Luís Eduardo Magalhães, principalmente as localidades conhecidas como Roda Velha e Anel da Soja.

Os maiores danos do mofo branco ocorrem quando há a coincidência da floração da soja com a formação dos apotécios, que são estruturas semelhantes a pequenos cogumelos, nos quais são produzidos os esporos do fungo. Quando a formação de apotécios e a liberação dos ascósporos, que são os esporos sexuais do fungo, ocorrer antes ou após a floração, poderão ocorrer infecções nas partes tenras das plantas, porém, a severidade do mofo branco será bastante reduzida, explica Tadashi.

O fungo causador da ferrugem, Phakopsora pachyrhizi, ocasionou até hoje prejuízos de mais de US$ 13,4 bilhões no Brasil. De acordo com a Fundação e Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia), produtores tiveram que aumentar, nesta safra, o número de aplicação de fungicidas. Na safra passada a média foi de duas aplicações. Nesta, teve produtor que fez até quatro aplicações. O clima, com chuva intensa, e atraso no momento de aplicação foram alguns dos motivos para o aumento da incidência da ferrugem na Bahia.

Estas e outras informações serão apresentadas pelos pesquisadores no workshop de soja que acontecerá na próxima terça-feira (16) em Luís Eduardo Magalhães (BA). O workshop de soja acontece o dia todo, a partir das 8h. As informações são da Fundação MT.

Fonte: Último Segundo