Notícias


1º Congresso Nordestino de Apicultura será realizado na Bahia para investidores e representantes do

Publicada em 06-05-2009


Investidores e representantes do segmento apícola participam, nesta terça-feira (5), às 17h, do lançamento oficial do Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, que acontecerá na capital baiana, no período de 4 a 6 de novembro. Durante o ato, será apresentado o projeto do evento e estimada a cota de patrocínio pelos potenciais parceiros.

O congresso regional, que está na sua primeira edição, é resultado da parceria entre a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), a Federação Baiana dos Apicultores e Meliponicultores (Febamel) e o Sebrae. “A realização deste congresso potencializará a união e cooperação dos produtores da região Nordeste, por meio de suas entidades representativas, proporcionando assim a unificação de políticas públicas e ações para o desenvolvimento do setor, além do fortalecimento de sua capacidade organizacional, gerencial e empreendedora”, declarou o superintendente da agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio.

O evento foi captado pela Seagri, por meio da Câmara Técnica de Apicultura. O principal objetivo do evento é fortalecer a cadeia regional, utilizando conhecimentos e tecnologias adaptadas para as principais atividades (produção de mel e pólen), tendo como norteador a preservação ambiental, organização social, gestão e mercado.

A apicultura é uma atividade em franco desenvolvimento no Nordeste e já gera mais de 3,5 mil empregos sustentáveis na região. Segundo o IBGE, a produção nordestina de mel cresceu 305% de 2001 a 2007, passando de 3,7 milhões para 11,59 milhões de toneladas.

Fonte: Jornal da Mídia