Notícias


Parceria com Japão vai pesquisar soja tolerante à seca

Publicada em 05-05-2009


A Embrapa e o Japan International Research Center for Agricultural Sciences (Jircas), empresa de pesquisa vinculada ao governo japonês, aprovaram projeto no valor de R$ 6 milhões que irá impulsionar as pesquisas com soja transgênica tolerante à seca, realizadas no Brasil.

Para testes de comprovação da tecnologia, o gene foi introduzido em uma cultivar de soja brasileira que é sensível à seca. “O resultados foram bastante positivos em laboratório e em casa de vegetação (estufas). Caso a CTNBIO autorize testes a campo, pretendemos avaliar a capacidade da planta de responder à seca, na safra 2009/2010”, relata o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Lima Nepomuceno.

De acordo com Nepomuceno, a aprovação do projeto é muito importante, porque vai permitir a aquisição de novos equipamentos de biotecnologia, material de laboratório e a contratação de pessoal especializado. “Com os recursos disponíveis poderemos aumentar o número de linhagens de soja nos testes, conduzir os testes a campo, iniciar as avaliações de biossegurança e também a introdução deste gene em cultivares de soja comerciais”, destaca. (Lis Weingärtner, com informações da Embrapa)


Fonte : MAPA