Notícias


Colheita de soja acelera em Uberlândia devido ao tempo firme

Publicada em 23-04-2009


A colheita de soja em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, avançou para 70% nesta semana, informa o departamento técnico da Emater local.
Conforme o engenheiro-agrônomo Helvio Carlesso, se antes era o excesso de umidade que preocupava o produtor local, agora é o sol forte que tem atrapalhado as atividades, reduzindo demasiadamente a umidade do grão. "As indústrias recebem o grão com até 14% de umidade, mas com o tempo firme ela está em torno de 10%, o que já acarreta prejuízo ao produtor", relata. "Outra dificuldade até então encontrada era com a fila de caminhões registrada no recebimento do cereal, que acabou sendo sanada com o fim de uma paralisação dos caminhoneiros na região", acrescenta.
Carlesso destaca que a produtividade média continua favorável, girando ao redor de 52 sacas de 60 quilos por hectare (3.180 quilos). A previsão é de que o tempo firme continue nos próximos dias, permitindo um avanço ainda maior dos trabalhos. A saca de soja segue negociada por volta de R$ 44,00 na região.     

Fonte: Último Segundo