Notícias


Consumo de trigo deve aumentar

Publicada em 30-03-2009


A tendência para os próximos dez anos é de aumento do consumo do trigo, a partir da retomada do crescimento na economia mundial, avaliou o assistente técnico estadual da Emater, Ataides Jacobsen. A projeção otimista está baseada na produção de etanol. Segundo o assistente, a Europa direciona hoje 1,5 milhão de toneladas para a produção do combustível e, em dez anos, o montante deve ser duplicado. Ele foi um dos palestrantes da 2ª Jornada do Trigo na Metade Sul, evento realizado, ontem, em Lavras do Sul e promovido pela Emater e pela empresa Granello Sementes.

Apesar da projeção, Jacobsen apresentou três cenários de preço e três de rendimento, o que leva a nove situações diferentes. 'Se em todas o produtor conseguir ter resultado positivo, pode ir em frente. Mas, se houver quatro ou cinco negativas, deve ficar fora do negócio.'

Na terça-feira, destacou Jacobsen, os Estados Unidos emitirão o primeiro relatório de estimativa de plantio de trigo de 2009. Outro fator de expectativa é a recuperação da produção do cereal na Argentina.

O engenheiro agrônomo Gerson Herter apresentou o resultado do 1º Ensaio de Trigo da Metade Sul, realizado pelas promotoras do evento, a fim de avaliar produtividade e qualidade do grão em Lavras do Sul.

O presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, disse não se preocupar com eventual ampliação da produção de trigo, já que o país importa pelo menos 45% do que consome.

Fonte: Rádio Grande