Notícias


Tecnocampo mostra cultivares de soja resistentes à ferrugem

Publicada em 29-01-2009


A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, realiza a partir de janeiro nas principais regiões produtoras de Mato Grosso, o TecnoCampo 2009 que traz como tema Em busca da produtividade. O lançamento de cultivares com excelente potencial produtivo e a apresentação da tecnologia INOX (cultivares resistente à ferrugem asiática da soja) são algumas das novidades do evento.

O foco do TecnoCampo 2009 é paramentar o produtor rural na busca da máxima produtividade em suas lavouras, para que assim possa ter sustentabilidade em seus negócios. De acordo com Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação MT, o alcance da máxima produtividade passa por vários fatores, começando pela escolha correta das cultivares a ser plantada até a forma de comercialização do produto.

Sabemos que a produtividade é o parâmetro chave para o caminho da sustentabilidade e resolução dos problemas vigentes da agricultura. Por isso nosso evento está focado em apresentar tecnologias que permitam ao produtor ter excelentes resultados de produtividade.

A programação do TecnoCampo 2009 contempla palestras em auditório e no campo sobre diversos temas que mostrarão ao produtor como vencer os obstáculos dos fatores restritivos da produção. Palestrarão no evento, pesquisadores da Fundação MT e de outras importantes instituições de pesquisa do Brasil.

O cenário é mais uma vez de incerteza. Mais do que nunca a informação e a tecnologia são fundamentais para a sobrevivência e sucesso dos negócios. E a equipe técnica do TecnoCampo 2009 é habilitada para passar informações precisas e eficientes aos participantes do evento, destaca Ribeiro.

Novas cultivares de soja desenvolvidas pela Fundação MT e a Tropical Melhoramento Genético (TMG) serão lançadas durante o TecnoCampo 2009.

Participantes poderão ver in loco o desenvolvimento destas variedades nas células de cultivares. Nas áreas experimentais, elas apresentaram excelente desempenho. De um ano para outro de cultivo, estas cultivares mostraram que tem alto potencial produtivo, adaptação às várias regiões do cerrado e ótima estabilidade produtiva.

Colocar no mercado mais estas cultivares é motivo a mais para comemorarmos os 15 anos da Fundação MT. E durante o TecnoCampo outras comemorações acontecerão, informa o presidente.

O TecnoCampo 2009 percorrerá cinco regiões mato-grossenses. O evento será aberto na região norte de Mato Grosso. Nos dias 30 e 31 de janeiro, soluções para garantir a produtividade serão mostradas no município de Sorriso. A segunda região a receber a equipe técnica do evento será a do Parecis no dia 07 de fevereiro em Campo Novo do Parecis. A região sudeste do estado será contemplada com a realização do TecnoCampo 2009 em Primavera do Leste no dia 14 de fevereiro.

A quarta região onde o evento ocorrerá, no dia 28 de fevereiro, será a do Vale do Araguaia. Canarana será o município sede do evento. O TecnoCampo 2008 será encerrado nos dias 06 e 07 de março na região sul do Estado, onde o evento acontecerá em Rondonópolis.

A inscrição para participar do TecnoCampo 2009 é gratuita e pode ser feita no local do evento. A programação começa às 07h00 e vai até às 17h00, com restaurante no local. As informações são da Ascom Famato.

Fonte: Último Segundo