Notícias


Comercialização de soja chega a 38,2% em Mato Grosso

Publicada em 27-01-2009


As últimas semanas foram marcadas pela intensificação dos negócios com soja em Mato Grosso, segundo avaliação do boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea). Com isso, houve uma evolução de 9% no comprometido total da safra, ou aproximadamente 1,59 milhão de toneladas, desde meados de dezembro de 2008, totalizando 38,2% da produção.

Dois fatores contribuíram para esse comportamento, segundo o Imea: preços mais compatíveis aos custos de produção e maior demanda. A colheita da safra 2007/2008 iniciou em janeiro do ano passado com cerca de 67% da produção já comprometida. Apesar da evolução significativa deste mês, a diferença ainda é de 28,8% a menos em relação à safra passada.

Colheita avança para 3,1% da área plantada

A semana anterior marcou um melhor ritmo nos trabalhos de colheita da safra 2008/2009 no Estado, o que possibilitou alcançar 3,1% da área estadual colhida. Porém, ainda há municípios se preparando para o início dos trabalhos.

As chuvas deste início de semana amenizaram a tensão no campo, mas ainda existem regiões que estão no limite mínimo de umidade necessária para o desenvolvimento das plantas. O destaque ficou por conta de Sapezal, que manteve a liderança isolada, pois já tem 10% de sua área colhida.

Fonte: Zero Hora