Notícias


O Plantio da soja no Paraná foi antecipado

Publicada em 07-10-2008


Agricultores do Paraná começaram o plantio da soja. No norte do Estado, eles anteciparam o trabalho pensando em garantir a safrinha.

As máquinas já espalham as sementes da nova safra de soja. Enquanto trabalham, os agricultores torcem pro clima ajudar.

É plantar, esperar o tempo vim. A perspectiva do tempo é boa pra chuva e é só esperar a bichinha nascer”, disse o agricultor Omério Lima.

O agricultor Rogério da Silva apressou os trabalhos no município de Floresta. O norte do Paraná normalmente planta um pouco mais tarde, a partir da segunda semana de outubro. Mas seu Rogério não quis esperar. Ele quer plantar logo a soja de verão para colher mais cedo e plantar mais cedo o milho safrinha no ano que vem.

Se demorar, plantar muito tarde, colhe tarde. Plantar o milho safrinha também. E tem o risco de geada e seca depois”, falou seu Rogério.

No Paraná a área de plantio da soja deve ser de quase quatro milhões de hectares, com aumento de 1,8% em relação ao ano passado. A safra também deve ser maior. A expectativa é produzir 12,6 milhões de toneladas, quase 8% a mais que na safra anterior.

Esse aumento pode ser maior ou menor em função do comportamento do tempo nas mais diversas regiões do Estado”, explicou Adelson Ângelo, técnico agrícola da Emater.

O Paraná responde por quase 20% da produção nacional de soja.

Parabéns Paraná pelo belo desempenho”.

PROTEFER