Notícias


Planejamento da nova safra

Publicada em 27-06-2007


Circuito Aprosoja 2007/08 auxilia produtores a avaliarem viabilidade da safra

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) lança na próxima sexta-feira (29.06) o Circuito Aprosoja de Planejamento de Safra 2007/08 – Plantando Idéias. Com o tema diretrizes e viabilidade para o produtor, a segunda edição do evento tem o objetivo mostrar a situação do mercado de grãos e de insumos fazendo uma comparação histórica com anos anteriores e com o Circuito de 2006 para auxiliar os produtores participantes na avaliação da perspectiva de viabilidade da safra 07/08, através de simulação com os dados fornecidos pelos próprios produtores.

No lançamento que será realizado em Cuiabá, os produtores terão a oportunidade de conversar com palestrantes nacionais sobre temas como crédito, endividamento, comercialização, mercado, bioenergia e custos de produção. As palestras serão ministradas por especialistas instituições renomadas, entre elas a Escola Superior de Agricultura da USP (Esalq), Agrosecurity e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial do Agronegócio (Igeagro).

Após a largada na capital mato-grossense, a equipe do Circuito Aprosoja percorre 17 municípios do interior do estado. O time será formado pelo gerente técnico da Aprosoja/MT, Luiz Nery Ribas, pelo diretor do Igeagro, João Carlos Viana e pelo operador de mercado do CentroGrãos, Carlos Miranda. Durante a rodada no interior do estado, também serão realizadas eleições para os delegado dos núcleos Aprosoja/MT.

No ano passado, o Circuito Aprosoja reuniu cerca de 1300 produtores rurais nos quinze municípios que percorreu. Os produtores acreditam que a iniciativa criou novos patamares para os custos de produção, já que passaram a analisar mais cautelosamente os pacotes tecnológicos.

Fonte: Aprosoja