Notícias


Leilão garante venda de trigo no Paraná

Publicada em 15-09-2008


O primeiro leilão de contratos de opção de venda de trigo, realizado no último dia 11 pela Conab, já garantiu a venda de 92 mil toneladas do cereal no Paraná. De um total de 3.704 contratos ofertados aos produtores, 3.408 foram arrematados, o que proporciona um aproveitamento de 92%. O valor pago ao produtor por cada contrato de 27 toneladas será de R$ 14,3 mil, cerca de R$ 530 a tonelada.

"Só não foram vendidos todos os contratos por falta de informação e porque alguns produtores não tem certeza da produção e não quiseram se arriscar", avalia Pedro Loyola, economista da Federação da Agricultura do Paraná (Faep).

O economista destacou a inciativa do governo federal na safra deste ano. "Nas anteriores os recursos vinham com atraso, somente a partir de novembro. Neste ano, a iniciativa foi excelente". Segundo disse, entre contratos de opção e Aquisição do Governo Federal (AGF), estão garantidas a venda de 850 mil toneladas de trigo. "O governo está agindo de acordo com o anunciado". Os produtores que participaram têm até 31 de março para sinalizarem se irão vender o produto ao governo federal.

Gazeta Mercantil