Notícias


Embrapa e Fundação Vegetal discutem novas variedades de soja

Publicada em 05-09-2008


A obtenção de novas variedades de soja para Mato Grosso do Sul foi discutida nesta quinta-feira (4), na Embrapa Agropecuária Oeste, durante mais uma, de uma série de reuniões, entre a Empresa e a Fundação de Pesquisa Vegetal Integrada, sede Dourados.

De acordo com o presidente da Fundação, Léo Gonçalves da Silva, as reuniões são fundamentais para definir o andamento dos trabalhos de pesquisa realizados pela parceria entre a entidade e a Embrapa. “Dentro disso, discutimos ainda o volume de recursos que a Fundação investirá no programa de melhoramento de soja para a safra 2008/2009”, acrescenta.

Léo explica que o programa visa o desenvolvimento da cultura de soja na região através da busca de produtos mais adaptados visando, através da transferência de tecnologia, levar aos produtores rurais um produto que trará maior lucratividade e redução de custos.

O pesquisador em Melhoramento Genético de Soja da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Lasaro, diz que a partir dessa safra haverá uma ampliação do programa de melhoramento com enfoque para o norte do Estado. “Nesta região foram detectadas áreas muito propícias à produção”, enfatiza.

Outros assuntos abordados na reunião, como aponta o pesquisador, são a melhoria dos ensaios terceirizados com melhores pontos estratégicos para a avaliação dos materiais. “A Embrapa ressaltou junto aos parceiros da Fundação Vegetal a importância do programa para o desenvolvimento de cultivares mais estáveis e adaptadas para o MS”.