Notícias


Soja Transgênica

Publicada em 04-09-2008


A segunda geração da soja transgênica RR da multinacional Monsanto deve chegar, em escala comercial, ao mercado brasileiro em 2013. A previsão é do vice-presidente de negócios da Monsanto Internacional, Kerry Preete, e conta com a agilidade na aprovação da cultivar pela CTNBio.

Para isso, a Monsanto investirá 28 milhões de dólares nas pesquisas de desenvolvimento da variedade no país, o que inclui três novas plantas em Tocantins, Paraná e Rio Grande do Sul e reativação de uma em São Paulo. A unidade gaúcha, que terá compra e arrendamento de terras, deverá situar-se na região de Passo Fundo. O país ainda receberá mais 32 milhões de dólares para pesquisas com o milho.

 A nova variedade de soja é uma versão melhorada da RR já aprovada e cultivada no Brasil. Além da resistência ao herbicida Roundup Ready, ainda inclui um gene BT que torna as plantas imunes à  lagarta da soja. O  principal benefício é o aumento de produtividade, que varia de 7% a 11% em relação ao rendimento de 2,8 toneladas por hectare obtido em 2007 nos EUA.

O ganho é visível ao visitar as estufas onde a chamada BT RR2Y é cultivada em caráter experimental na unidade de St. Louis, no Missouri. Muitas das vagens, que nas variedades da RR1 têm três grãos, apresentam quatro. Os agricultores norte-americanos deverão se beneficiar da tecnologia em 2009. Também há investimentos para contornar a falta de água na lavoura.

Correio do povo