Notícias


Embrapa firma parceria para ampliar espaço no setor de grãos

Publicada em 09-06-2008


Aumentar a presença da Embrapa no mercado de grãos e fortalecer a indústria brasileira de sementes. São os objetivos de um convênio assinado entre a empresa e a Fundação Triângulo de Pesqusia e Desenvolvimento, com sede em Minas Gerais. O trabalho será no desenvolvimento de diversas variedades de milho e sorgo.

De acordo com o gerente da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, a empresa detém mais de 90% das variedades de milho utilizadas pela agricultura familiar. A partir do acordo, pretende dobrar a participação no mercado de híbridos em médio prazo. Peres considera fundamental a participação da iniciativa privada, já que o trabalho de melhoramento requer grandes aportes de recursos.

O aspecto finenceiro não é o único destaque da parceria. Na avaliação da Embrapa, a presença dos produtores de sementes nos programas de melhoramento tornará mais eficaz o atendimento às demandas do mercado.

O convênio com a Fundação Triângulo prevê que redes de ensaio e testes complementares sejam instalados e conduzidos pela Embrapa. As empresas representadas pela Fundação estarão envolvidas nas fases finais e participarão do custeio das atividades. Como contrapartida, terão exclusividade por prazo determinado para multiplicação e comercialização dos materiais desenvolvidos.
 
Fonte: EMBRAPA