Notícias


Especialistas discutem técnicas para identificar variedades comerciais da soja

Publicada em 28-05-2008


O uso de técnicas moleculares para identificar  variedades comerciais da  soja será discutido, nestas terça e quarta-feiras (27 e 28), por especialistas, no Laboratório Nacional de Análise, Diferenciação e Caracterização de Cultivares (Ladic), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

Para a coordenadora do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Daniela Aviani, o evento é resultado de trabalho, que começou há dois anos e contou com a participação do setor privado.

“A nossa expectativa é publicar, até o fim do ano, novas normas para a soja que serão utilizadas por empresas de pesquisa para descrição de cultivares comerciais. Hoje, estão protegidas mais de 400 cultivares de soja e o número deve chegar a 500 até o fim de 2008”, explicou.

Uma das metas estabelecidas pela SDC é unir os setores públicos e privados na busca de soluções para apoiar pesquisas agropecuárias e manter a competitividade do setor de grãos.

Fonte: Ministério da Agricultura