Notícias


Seminário em Andradina aborda profissionalização da apicultura

Publicada em 19-04-2008


MS - A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Câmara Setorial Consultiva da Apicultura de Mato Grosso do Sul e Sindicato Rural de Nova Andradina, realiza na próxima quarta-feira (23) no município, um Seminário de Profissionalização da Apicultura em Mato Grosso do Sul.

Entre os temas que serão discutidos durante o evento estão o mercado apícola; manejo para alta produtividade de mel e o Programa de Alimentos Seguros (PAS Mel), desenvolvido pelo Sebrae com objetivo de conscientizar e orientar pequenos empreendedores sobre as boas práticas durante a produção, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos.

De acordo com o médico-veterinário e consultor em apicultura, Gustavo Nadeu Bijos, o evento tem como objetivo, incentivar os apicultores a desenvolverem a atividade na região de Nova Andradina. Segundo o consultor, o principal problema enfrentado pelos produtores para o desenvolvimento da atividade hoje é a falta de conhecimento. “É preciso abastecer o produtor com técnicas que vão desde o sistema produtivo até à etapa de comercialização. Hoje no Estado, a procura por mel é expressiva e é muito grande a chance de sucesso destes produtores se forem bem orientados”, explica Bijos.

O evento é gratuito e deve contar com a presença de apicultores e pessoas interessadas na atividade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3301-7266.

Existem atualmente em Mato Grosso do Sul, cerca de 1140 apicultores. A maioria está concentrada na agricultura familiar.

Fonte: Agora MS