Notícias


Colheita do milho atinge 52% no RS

Publicada em 05-04-2008


A colheita de milho no Rio Grande do Sul evoluiu apenas dois pontos percentuais em relação à semana passada, chegando aos 52%. Cerca de 20% também se encontram maduros e poderão ser retirados assim que as condições do tempo permitirem, informou o relatório semanal divulgado pela EMATER.

Com cerca de 3/4 da safra praticamente consolidada, a produção total com que o Estado poderá contar começa a tomar contornos mais nítidos. Apesar do clima bastante irregular, com chuvas abaixo da média, em especial nos últimos dois meses e que provocou prejuízos significativos para alguns produtores, a safra, como um todo, deverá se fixar dentro das estimativas iniciais.

Embora a análise sobre as condições das lavouras referentes à segunda quinzena de março não esteja concluída, essa indica uma tendência nesse sentido.

Os números preliminares com informações de 332 municípios (79% da área cultivada) deverão ser consolidados na próxima semana.

Com mais produto no mercado e uma aparente garantia para atender a demanda projetada, o preço, como era de se esperar, recua à medida que avança a colheita. Na semana, a saca de 60kg negociada junto ao produtor recuou 1,17%, passando para R$ 23,74 contra os R$ 24,02 da semana passada. Mesmo assim, porém, se comparada a períodos anteriores, as atuais cotações são compensadoras e têm remunerado os investimentos realizados pelos produtores.

Fonte: Último Segundo