Notícias


Pesquisa analisa produção da soja na Amazônia

Publicada em 03-04-2008


O pesquisador Waldemar Antônio da Rocha de Souza, um dos selecionados pelo Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH Doutorado - Fluxo Contínuo), oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pretende identificar na sua tese de doutorado, os critérios e formas de gestão estratégica da cadeia de produção da soja na Amazônia, particularmente as estratégias de comercialização durante as diversas fases, antes, durante e pós-colheita.

O projeto "Gestão estratégica da produção de soja na Amazônia" será desenvolvido no curso de Doutorado em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) em Piracicaba (SP). O referido curso obteve nota seis na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

De acordo com o pesquisador, a região amazônica e o Amazonas, em particular, encontram-se no centro das discussões estratégicas de segurança alimentar, equilíbrio ecológico, expansão econômica nacional e internacional. A soja, como principal commodity agrícola exportada pelo Brasil, ocupa lugar de destaque nesse contexto.

- Entretanto análise e estudos isentos, científicos, detalhados e técnicos na região amazônica são praticamente nulos, em particular quanto aos critérios de aferição da eficiência alocativa dos recursos econômicos para a produção, afirma Souza.

Fonte: Portal Amazônia