Notícias


Chuva fortalece milho safrinha no Nortão do Estado

Publicada em 02-04-2008


O volume de chuvas nos últimos dias na região Norte tem contribuído para o desenvolvimento do milho safrinha, plantado logo após as primeiras colheitas de soja. Em Nova Mutum, cuja área destinada à primeira cultura foi de 70 mil hectares, de acordo com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a formação da planta segue sem maiores problemas.

De acordo com o secretário de Agricultura, Francisco Moraes Filho, os produtores esperam que nos próximos meses a distribuição de pancadas ocorra uniformemente, não acarretando problemas por excesso, bem como falta. "A planta está em seu desenvolvimento vegetativo, quando crescerá até certo porte. Esta fase é conclusiva para a formação de grãos", declarou.

Devido ao atraso na colheita da soja, muitos começaram a cultivar o safrinha após o período ideal. "O plantio certo geralmente ocorre entre janeiro a fevereiro, mas como atrasou a colheita, foi extendido até março", acrescentou Moraes.

A previsão é que a colheita ocorra em meados de junho. As condições climáticas, pragas, entre outras circunstâncias, podem ser essenciais para o resultado final obtido no município. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas continuarão nos próximos dias. Até a sexta-feira há probabilidade.

Fonte: 24 Horas News