Notícias


Índia anuncia intenção de importar soja do Brasil

Publicada em 27-03-2008


Com a escassez de óleo de cozinha e a alta inflação, a Índia busca no Brasil, o maior produtor de óleo de soja do mundo, uma solução para enfrentar a crise alimentícia.

"O Brasil tem força na agricultura. Estamos enfrentando uma crise no setor de alimentos, especialmente em relação ao óleo de cozinha. Temos que criar uma nova parceria entre a Índia e o Brasil", disse Kamal Nath, ministro do Comércio e Indústria, na reunião da Confederação da Indústria Indiana (CII), onde também estava presente Jorge Miguel, ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

De acordo com Nath, o mundo está enfrentando uma crise alimentar, mas as pessoas só estão preocupadas com a crise no mercado de crédito subprime ou de alto risco nos Estados Unidos.

O governo indiano reduziu as tarifas de importação do óleo de palma e de outras variedades de óleo de cozinha, com exceção do óleo de soja, cujas as tarifas de importação sofreram cortes futuramente, com o intuito de melhorar o fornecimento no mercado interno.

Os preços dos óleos de cozinha subiram mais de 30% no varejo indiano durante os últimos meses.

Fonte: InvestNews