Notícias


Debate entre gigantes

Publicada em 17-05-2007


Brasil, EUA, UE e Índia iniciam conversações sobre agricultura na OMC

Os quatro principais nomes da rodada de Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC), União Européia, Estados Unidos, Brasil e India, iniciaram nesta quinta-feira em Bruxelas uma nova maratona de  egociações, que será encerrada na sexta-feira com a divulgação de uma declaração conjunta.

O comissário europeu para o Comércio, Peter Mandelson, e seu colega da Agricultura, Mariann Fischer Boel, a representante para o comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, o secretário de Agricultura Mike Johanns, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o ministro indiano do Comércio Kamal Nath estão reunidos no castelo de Val Duchesse.

A questão da abertura da área agrícola, que bloqueia a rodada de Doha desde meados de 2006, dominará novamente as conversações entre ministros. As quatro partes, que devem se reunir duas vezes em junho, trabalham contra o tempo, antes da expiração em junho do mandato concedido pelo Congresso dos Estados Unidos ao presidente George W. Bush para negociar acordos comerciais.

Fonte: Folha Online