Notícias


Nova Mutum espera aumento de 10% na produtividade da soja nesta safra

Publicada em 13-03-2008


Municípios do Norte de Mato Grosso devem registrar um aumento na produtividade da soja nesta safra. Em Nova Mutum, cuja área cultivada chegou a 330 mil hectares, a projeção da Secretaria de Agricultura é que pelo menos 1,1 milhão de toneladas sejam colhidos, ante as 980 mil da safra passada. O crescimento é superior a 10%.

O secretário Francisco Moraes Filho, explicou que os produtores estão animadosa com os resultados. Fatores climáticos têm contribuído para o rendimento da oleaginosa. "O tempo tem colaborado com a colheita", declarou. De acordo com ele, a média geral de sacas colhidas por hectare deve ficar entre 53 a 55. "Mas há casos em que o produtor está conseguindo mais que este total", acrescentou.

A colheita no município continua e as máquinas passaram por pelo menos 35% das lavouras. De acordo com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), embora chuvas ainda estejam ocorrendo na região, motivando atraso no término dos trabalhos, não está causando perdas.

Em Nova Mutum, boa parte dos produtores plantou tardiamente, devido a escassez das chuvas. No mesmo período do ano passado, as máquinas já passavam por mais de 50% da área plantada.

Fonte: Só Notícias