Notícias


Consultoria avalia produção de soja em cerca de 62 mi/t

Publicada em 11-03-2008


A produção de soja na safra 2007/08 está estimada em 62,416 milhões de toneladas (t). A avaliação é da empresa de consultoria Agroconsult, com base no resultado do Rally da Safra, expedição realizada entre os dias 17 de fevereiro e 1º de março.

Os participantes do rally percorreram os principais pólos de produção de grãos do Brasil, para analisar as condições da safra, num percurso que totalizou cerca de 30 mil quilômetros em 12 estados.

A estimativa da Agroconsult para produção de milho é de 40,190 milhões de t. O número para a soja e para o milho da Agroconsult é superior à mais recente projeção oficial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que indica safra de soja de 59,6 milhões de t e produção de milho de 38 milhões de t. A produtividade média da soja no País foi estimada em 48,8 sacas de 60 kg/hectare.

Para o milho, a consultoria projeta produtividade média de 69 sacas/hectare. Durante a expedição foram avaliadas 1.484 amostras de soja e de milho. Na expedição, pela primeira vez a Agroconsult também avaliou qual é a demanda pela aplicação da tecnologia das sementes transgênicas. O resultado mostrou que em 59,1% das lavouras analisadas foram aplicadas sementes transgênicas.

Fonte: Diário de Cuiabá