Notícias


Ministro da Agricultura pede prorrogação de prazo para liquidação de dívidas rurais

Publicada em 24-01-2008


O prazo para pagamento de dívidas rurais com liquidação prevista entre janeiro e março poderá ser prorrogado. A prorrogação foi solicitada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, em reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira (24-01), em Brasília.

A discussão envolveu, ainda, o ministro de Relações Institucionais, Múcio Bezerra; o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Marcos Montes; e os secretários de Política Agrícola do Mapa, Edilson Guimarães e de Política Econômica da Fazenda, Bernardo Appy. Nova reunião entre o grupo deve acontecer na próxima segunda-feira (28-01).

A proposta, com o novo prazo, é para que os produtores rurais regularizem seus compromissos junto aos agentes financeiros, em créditos para operações de investimento e custeio, que vencem até março, nas condições já estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

Segundo o ministro Reinhold Stephanes, o prazo coincide com a data-limite para a conclusão das negociações sobre o endividamento rural, que vêm sendo tratadas entre os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda com com participação de representantes das comissões de Agricultura no Congresso Nacional e lideranças do setor produtivo.