Notícias


Mais incentivos

Publicada em 07-05-2007


Governo fará PAC específico para o setor agrícola

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse na última quarta-feira, 02 de maio, que o setor agrícola terá um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) específico e admitiu que o projeto deverá prever, entre outras medidas, juro menor para os financiamentos. "Vai sair uma espécie de PAC com questões estruturantes para a agricultura", disse Stephanes durante visita à feira agrícola Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

"Só não posso afirmar se nós vamos apresentá-lo em conjunto com o Plano de Safra, em junho, ou se vamos demorar um pouco mais." O ministro se recusou a dar mais detalhes do plano. Hoje, a maior parte dos financiamentos agrícolas é feita com juros de 8,75% ao ano. Os produtores pediram, por meio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), uma redução para até 4,5% ao ano.

O ministro lembrou ainda que o próprio PAC já anunciado pelo governo federal prevê obras de infra-estrutura que beneficiam a agricultura. "Para o Centro-Oeste são três grandes obras, e a região é a que apresenta agora maior limitação para o escoamento da safra." Apesar de o PAC agrícola prever medidas econômicas como a redução nos juros, a proposta não deve beneficiar a renegociação de dívidas já vencidas, de acordo com o ministro.


Fonte: Famato