Notícias


Biodiesel incrementa esmagamento de soja

Publicada em 05-12-2007


A indústria brasileira de óleos vegetais prevê processar volume recorde de soja na safra 2008/09. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais confirmou neste mês a expectativa de que o setor industrializará 31,5 milhões de toneladas de soja no ano que vem. Se confirmado, o número representará um aumento de 9,7% nos últimos dois anos, quando o setor esmagou 28,7 milhões de toneladas. O mercado de biodiesel que ainda usa óleo de soja em mais de 90% de sua produção, é o principal responsável pelo incremento no biênio.


O aquecimento já estimulou novos investimentos no setor, tais como o da Cargill, que anunciou que construirá nova fábrica de processamento de soja em Mato Grosso, elevando em 25% sua capacidade instalada no País. E a Bunge, que deve investir em nova unidade também em Mato Grosso, mas ainda sem cronograma e investimentos definidos.


O consumo interno de óleo de soja já teve um incremento nesta safra de 8%, saindo dos 3,2 milhões de toneladas na 2006/07 para 3,5 milhões de toneladas na 2007/08. Para o próximo período, a Abiove estima um incremento de mais 14,2%, com consumo de 4 milhões de toneladas, também o maior da história. "A partir do ano que vem, teremos a mistura obrigatória do biodiesel no diesel", justifica Fábio Trigueirinho, secretário-geral da Abiove.


Ele diz ainda que o maior uso de farelo de soja para produção de carnes no Brasil também deve contribuir para aumentar o processamento do grão. O consumo interno de farelo cresceu 7% nesta safra para 12,9 milhões de toneladas e deve avançar para 13,1 milhões de toneladas em 2008.


Fonte: Folha MT