Notícias


Aprosoja e TNC definem projeto Soja Ecológica

Publicada em 23-11-2007



A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), em reunião que aconteceu em Brasília dia 21, revisou em parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC), o projeto Soja Ecológica.


A reunião aconteceu na sede da TNC e estavam presentes, o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, o vice-presidente oeste, Ricardo Arioli, assessor de relações institucionais, João Henrique, a secretária de agricultura e meio ambiente do município de Lucas do Rio Verde, Luciane Copetti, representando a ong, estavam o diretor do programa savanas centrais, João Campari e Henrique Santos.


O projeto, ainda em fase de elaboração, consiste em criar um fundo para captação de recursos internacionais, para acelerar o processo de adequação e licenciamento ambiental das propriedades de soja no estado de Mato Grosso. Além da Aprosoja e TNC, o Instituto Ação Verde também é parceiro nessa iniciativa.


“Estamos fazendo a nossa parte. Colocando em prática princípios como o plantio direto, descarte responsável de embalagens de agrotóxico, uso racional de defensivos agrícolas, áreas de conservação ambiental como reservas legais, área de preservação permanente, entre outros” declarou Arioli.


Soja Ecológica,é um projeto pioneiro e deve ser lançado na Conferência de Bali (Indonésia), que acontecerá de 3 a 14 de dezembro desse ano.


Fonte: Folha MT