Atividades

Apicultura

Em parceria com a Cooperativa Apícola Portal da Amazônia, a apicultura foi implantada com a finalidade de melhorar a polinização da cultura de soja e principalmente da cultura do girassol. Auxilia ainda no controle biológico contra o impacto ambiental causado pelos agrotóxicos utilizados na empresa.

O mel, que está em estudo como fonte de renda para a empresa, visa atingir o mercado de exportação através da certificação.

Fotos da Apicultura

Prestação de serviços mecanizados

Colheita de grãos

A Agroplante dispõe de colhetadeiras modernas para prestação de colheita mecanizada com equipe treinada.

Preparo de solo e plantio de grãos

Equipe qualificada para operações de preparo de solo com plantio preciso e técnicos para acompanhamento dos serviços.

Reflorestamento

Eucalipto Camadulensis: Para produção de biomassa usada como energia térmica (lenha, carvão e briquetes).
É uma das espécies mais adequadas para as zonas críticas de reflorestamento, onde as deficiências hídricas e as relacionadas ao solo sejam fatores limitantes para as outras espécies. Fornece madeira de cor avermelhada e de densidade entre mediana e elevada, sendo apta para serraria, postes, dormentes, lenha e carvão.

Eucalipto Urograndis
Eucalipto híbrido, resultado da mistura do urophila com o grandis, resultando numa madeira de maior densidade, podendo ser usada tanto para produção de celulose, energia(queima), tora para serraria, pontalete para construção civil, etc.

Produção de Acácia Mangium

Visa a produção de madeira para indústria moveleira e biomassa para produção de energia térmica


Veja o vídeo da produção de Acácia Mangium

Apicultura em floresta de Acácia Mangium

A apicultura em áreas de reflorestamento do Brasil tem mostrando ser uma atividade empresarial lucrativa e atraente, a exemplo de uma empresa florestal de Minas Gerais que planejou produzir 1.200 toneladas de mel, em 2003, cuja produção seria destinada ao Japão, Alemanha, Jordânia e países do Oriente Médio.

As exportações brasileiras de mel passaram de 268.900 quilogramas, em 2000, para 11.240.000 quilogramas em 2002, sendo crescente a procura, ocasião em que o preço do mel atingiu R$150,00 o galão de 18 litros e R$120,00 o quilograma de própolis.

Mel de Acácia vendido na Europa

A apicultura em povoamentos de Acacia Mangium é uma atividade altamente lucrativa porque o néctar é produzido em nectários extraflorais existentes nas folhas e que produzem néctar durante toda época do ano, constituindo excelente pasto para as abelhas, principalmente na Ásia (Vietnam, Tailândia, Austrália) onde a espécie é cultivada em extensas áreas.

Nos povoamentos de Acacia Mangium é possível a exploração de tanino para indústrias de couro, de adesivos e o consorcio com culturas agrícolas, criação de gado, produção de cogumelos comestíveis, tudo ao mesmo tempo e sem prejuízos para nenhuma das atividades.

Usina Termoelétrica

A demanda por energia elétrica no Brasil tem crescido de maneira assustadora contra uma diminuição da oferta, resultando em medidas de racionamento. Na região Norte do Brasil, muitas cidades de porte médio não possuem energia elétrica; outras possuem sistemas precários de geração pela queima de óleo diesel.

O reflorestamento com Acacia Mangium poderá contribuir significativamente para a geração de energia elétrica, movimentando termoelétricas pela queima de sua madeira. Esta energia poderá ser produzida através da conversão da energia da madeira de Acacia Mangium, utilizando área de plantio 30% menor do que aquelas plantadas com espécies tradicionais, graças a sua elevada produtividade (64,6 m3 por hectare. ano) e seu alto poder calorífico.

Os plantios de Acacia existentes naquela região comprovam sua boa adaptação as condições climáticas locais. A construção e o funcionamento de termoelétricas abastecidas com madeira constituem tecnologias dominadas e comprovadas por uma usina em funcionamento desde os anos 70, com capacidade de 55 MWh e abastecendo uma cidade com 150 mil habitantes. Neste caso, seriam consumidos 360 mil toneladas de madeiras anualmente, o que poderia ser suprido por um plantio de 1.500 ha desta espécie.

Casa de madeira de Acácia Mangium

A utilização de casas de madeira pelos brasileiros data da época imperial, por serem resistentes, duráveis, confortáveis e principalmente, por serem de baixo custo.